Berimbau

A capoeira é a única arte marcial que utiliza instrumentos musicais dentro de sua prática.A parte instrumental é a função mais importante na roda, já que é a alma da capoeira e portanto deve estar bem afinada entre os capoeiristas. Vamos apresentar abaixo um pouco sobre o instrumento principal da roda: o Berimbau.
 



1- Verga
2- Cabaça
3- Aço
4- Baqueta
5- Dobrão
6- Caxixi
 
 
Esse instrumento é de origem indígena e é o principal instrumento de sua prática. Formado por um bastão de 1,5 metros, sendo este arcado por um fio de metal, tendo numa das extremidades, uma caixa de ressonância ligada por um barbante onde tira-se duas notas. Seu som é tido por muitos como místico. Possui outros nomes como Urucungo, Gunga, Gobo, entre outros, em Cuba é chamado de BURU-MBUMBA (habla com lós muertos). Tem o mesmo papel do “Kamissamá” no judô (reverência), pois antes do jogo, os capoeiristas ajoelham-se junto do berimbau e se benzem, fazendo o sinal da cruz. O berimbau é o instrumento que comanda a roda de capoeira. É instrumento de uma só corda composto por uma verga de madeira (Biriba), um arame, uma cabaça, um caxixi (chocalho artesanal), uma vareta e uma pedra ou dobrão (moeda de cobre) para emitir seus sons.
Normalmente são utilizados três berimbaus simultâneos na roda, um gunga ou berra-boi, um médio e um viola que possuem sons que vão tornando-se mais agudos gradativamente. O que dá diferentes nomes aos berimbaus é a diferença no tamanho de suas cabaças, sendo que o viola possui a menos cabaça e o gunga a maior cabaça. Portanto a definição do tipo do berimbau que está sendo tocado depende diretamente dos outros berimbaus presentes na roda.
O berimbau varia suas notas musicais através de uma maior ou menos pressão do dobrão no arame e de se encostar ou não na cabaça na barriga do tocador. O berimbau é segurado com o dedo mínimo por debaixo do barbante que prende a cabaça ao arame por uma das mãos. O dobrão fica entre o polegar direito e o indicador desta mesma mão. Com a outra mão, o tocador deve segurar o caxixi e bater ritmicamente com a baqueta contra o arame.
Como dito anteriormente, são três tipos de cabaças: Gunga ou Berra-Boi, Médio e Viola.




Toques de capoeira

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais comumente utilizados:
  • Angola
  • São Bento Grande de Bimba
  • São Bento Grande de Angola
  • São Bento Pequeno
  • Iúna
  • Cavalaria
  • Samango
  • Santa Maria
  • Banguela
  • Amazonas
  • Idalina

Angola:

É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
 
 
 
São Bento Grande de Angola:

Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar “regional” um jogo rapido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastamte movimentos próximos ao chão.



São Bento Grande de Bimba:

Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. Toca-se ele com um berimbau médio, dois pandeiros de cada lado fazem parte da formação da bateria (a essa formação instrumental dá-se o nome de “charanga”). É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica e atenção.
 
 

São Bento Pequeno:

São Bento Pequeno é um toque de berimbau cadenciado e lento. Ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.
 
 
Iúna:

O toque de Iúna (assim como os outros toques) não possui um criador identificado, (assim como não existe ‘um criador’ da capoeira, a qual é resultado de inúmeras experiências dos afro-brasileiros no tempo da escravidão), no entanto, alguns capoeiristas atribuem sua criação ao Mestre Bimba, onde ele servia para os alunos formados demonstrarem toda a sua habilidade. Dentre estas habilidades, podemos citar: saltos, piruetas, firulas, paradas-de-mão, etc. Mestre Bimba costumava desenvolver neste ritmo a chamada “cintura-desprezada” ou “balões cinturados” que consistía em uma seqüência de balões (movimentos em que um jogador é lançado para o alto e precisa cair em pé), geralmente exigido ao aluno graduado.



 
Cavalaria:

Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
 
 
 
 
Samango:

Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação.
No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado razo, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia. Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.
 
 
 
 
Santa Maria:
Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma caracteristica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.



Banguela:

Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.
 
 
Amazonas:

Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.


 
Idalina:

Toque para jogo de navalha. 
 
 
 
 
* Obs: Esses vídeos foram tirados da internet, somente com o intuito de mostrar qual o respectivo toque. Em breve iremos substituir com videos feito por um de nossos professores do grupo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário